No dia 9 de julho, data em que o Grupo Sousa assinalou o 40.º aniversário, Luís Miguel Sousa, Fundador, Presidente e CEO do Grupo Sousa concedeu uma entrevista ao Diário de Notícias da Madeira, na qual se mostrou “orgulhoso” do projeto que iniciou em 1985.
Luís Miguel Sousa destacou, entre outros, como grandes marcos da história do Grupo a aquisição da Empresa de Navegação Madeirense, a aquisição da Boxlines à SONAE — que permitiu a entrada no mercado dos Açores — e a aquisição da PCI – Portline Containers International ao grupo de Stanley Ho — que marcou a entrada no mercado internacional, com operações em Cabo Verde, Guiné-Bissau e Espanha.
Outro momento importante foi a constituição da Porto Santo Line, responsável por garantir o transporte marítimo entre as duas ilhas da Região Autónoma da Madeira, um serviço com grande relevância para as populações do arquipélago. Além disso, a reestruturação do trabalho portuário, o Gasoduto Virtual de Gás Natural Liquefeito e os terminais logísticos da Logislink foram apontados também como determinantes para o crescimento e consolidação do Grupo.
Sublinhou que “o Grupo tem investido permanentemente em capacidade instalada, que é a única forma de garantir aos nossos parceiros, aos nossos clientes, que nós não dependemos do mercado para cumprir aquilo a que nos propusemos.”
Entre os números mais expressivos do Grupo Sousa, realçou as 1.100 pessoas que compõem a estrutura, elevando a competência, a capacidade de concretização, bem como o posicionamento ético. Destacou ainda os 650 milhões de euros em ativos, que representam a capacidade instalada que sustenta a operação.
Sobre liderança e cultura organizacional, Luís Miguel Sousa frisou a importância de formar boas equipas, promover talento e garantir que as oportunidades são dadas às pessoas mais capazes e mais comprometidas. Isto permite ao Grupo, nas várias geografias onde atua, manter-se unido.
Referiu ainda que, no panorama mundial, o setor do shipping é dominado pelos sete maiores armadores, que controlam 80% do transporte global. Assim, reconhece que “o Grupo Sousa, em termos de shipping mundial, é muito pequeno”, mas afirma que faz a diferença pela sua natureza insular: “Como ilhéus, compreendemos as necessidades das ilhas porque nelas vivemos e crescemos”. O Grupo está presente na Madeira, nos Açores, em Cabo Verde, na Guiné-Bissau e em Espanha, ilhas onde a abordagem a mercados mais pequenos permite competir, muitas vezes, com grandes armadores internacionais.
Entre os desafios que se colocam, o Presidente do Grupo Sousa apontou o crescimento em plataformas logísticas, a renovação da frota, a descarbonização e os combustíveis do futuro. Vincou que um novo navio para a linha Madeira-Porto Santo custará cerca de 100 milhões de euros e que o “Lobo Marinho” poderá manter-se em operação por mais 10 a 15 anos, graças ao seu excelente estado de conservação.
Em relação ao futuro, assegura que o Grupo continuará a atuar nas áreas do transporte marítimo, logística e energia, acrescentando que já foi estabelecido um “protocolo familiar” com as filhas, para garantir a manutenção do controlo acionista de 80% após a sua saída.
Face às instabilidades globais, Luís Miguel Sousa considera que o Grupo já está habituado a operar em contextos de incerteza, sublinhando a importância de fazer bem e de saber lidar com falhas e dificuldades.
Não obstante reconheça o centralismo do país, considera que isso acabou por beneficiar o Grupo Sousa, permitindo-lhe crescer mais rapidamente, com menos concorrência e agressividade. Atualmente, 70% do volume de negócios do Grupo é gerado fora da Madeira.
Concluiu reforçando que a cultura organizacional é essencial para o sucesso do Grupo: “Se todos caminharmos no mesmo sentido, o resultado será claramente melhor — e só esse resultado nos garante o futuro”. Ética, lealdade e compromisso são, para Luís Miguel Sousa, qualidades indispensáveis nos colaboradores do Grupo.
Por fim, deixou um conselho aos mais jovens: “nunca desistirem, fazerem o seu percurso com precaução, sem querer antecipar ou queimar etapas — e, quando o sucesso chegar, evitar os deslumbramentos”.
Entrevista completa através do link:
in dnoticias.pt
Grupo Sousa tem activos no valor de 650 milhões de euros — DNOTICIAS.PT
Link:
Revista Especial Grupo Sousa 40 anos – Diário de Notícias da Madeira