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Lobo Marinho é o primeiro navio em Portugal ligado à energia de terra

O dia 24 de outubro foi histórico para a Porto Santo Line e para o Grupo Sousa, com a entrada em funcionamento do sistema Shore Power (On-Shore Power Supply – OPS) do navio Lobo Marinho, tornando-o o primeiro em Portugal a utilizar energia elétrica proveniente de terra com esta capacidade de abastecimento.

O momento inédito foi assinalado, no porto do Funchal, com a presença do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, do Presidente do Grupo Sousa, Luís Miguel Sousa, da Presidente da APRAM-Portos da Madeira, Paula Cabaço, do Presidente da Empresa de Electricidade da Madeira, Francisco Taboada, entre outras entidades oficiais e colaboradores do Grupo Sousa.

Esta tecnologia inovadora permite que, durante a estadia nos portos do Funchal e do Porto Santo, o navio funcione ligado à rede elétrica terrestre, eliminando as emissões locais e reduzindo em mais de 3.200 toneladas de CO₂ por ano.

Benefícios ambientais e operacionais:

  • Eliminação do uso dos geradores a diesel em porto;
  • Redução significativa de ruído e vibrações;
  • Melhoria da qualidade do ar nas zonas portuárias;
  • Contribuição direta para a descarbonização da frota e maior eficiência energética.

Este investimento de 3,6 milhões de euros, cofinanciado pela União Europeia – NextGenerationEU através do PRR – Transição Climática, representa um grande passo rumo à sustentabilidade e à inovação no setor do transporte marítimo português.

Na ocasião, em declarações à Comunicação Social, o Presidente do Governo Regional da Madeira deu os parabéns ao Grupo Sousa reforçando que “este é o primeiro porto onde há uma substituição dos geradores, quando os navios estão parados, da carga dos geradores a fuelóleo para a carga no porto, quer aqui no Funchal, quer no Porto Santo. Isto significa que este investimento visa, por ano, poupar à Região os custos da poluição dos geradores a funcionar, que são cerca de 3.200 toneladas de dióxido de carbono atiradas para a atmosfera. Por outro lado, permite também um melhor aproveitamento dos magníficos serviços da nossa Empresa de Electricidade da Madeira.”

Por outro lado, Carlos Perdigão Santos, Administrador Executivo da Porto Santo Line, destacou que “praticamente todos os navios do Grupo Sousa candidataram-se a este benefício para reduzirmos, como grupo, uma parcela importante da pegada carbónica não só quando os navios estão a navegar, mas também quando estão em porto. Esta é a mais emblemática, o shore power, onde há uma substituição de combustível fóssil para eletricidade”. Segundo Carlos Perdigão Santos, este investimento vai beneficiar as comunidades da Madeira e do Porto Santo, representando também uma poupança de combustível na ordem das mil toneladas por ano.

Além do Shore Power, recorde-se que o Lobo Marinho foi ainda preparado para operar com biocombustíveis (BIO HFO), tendo sido instalados variadores de frequência e um sistema inteligente de monitorização energética, bem como aplicado um revestimento de silicone no casco para maior eficiência em viagem.

Uma operação pioneira que reforça o compromisso do Grupo Sousa com a transição energética, a inovação tecnológica e a redução da pegada carbónica do transporte marítimo em Portugal.

 

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