Créditos: Hélder Santos/Aspress
Luís Miguel Sousa, Presidente e CEO do Grupo Sousa, recebeu, no dia 23 de junho, o “Prémio Empresário do Ano” do Instituto do Mundo Lusófono, no âmbito do Fórum Económico Internacional, que reuniu, no Funchal, várias personalidades do espaço económico da Francofonia e Lusofonia.
Na cerimónia de homenagem, que teve lugar no Teatro Municipal Baltazar Dias, Luís Miguel Sousa afirmou que a dimensão do Grupo Sousa é resultado do “esforço coletivo” dos 1.100 colaboradores nas geografias onde opera.
“Grupo Sousa, quem somos? Somos transportes marítimos, operação portuária, plataforma logística, operadores de terminais portuários de passageiros e carga e energia. Mas também somos parcerias, foco no cliente e no serviço, respeito por todos os ‘stakeholders’, ética, inclusão, responsabilidade social e sustentabilidade. Somos Macaronésia. Somos lusofonia”, referiu no discurso de agradecimento.
Luís Miguel Sousa agradeceu a “honrosa distinção” ao Instituto do Mundo Lusófono e saudou o “reconhecimento do mérito num país pouco habituado a fazê-lo. Temos alguns maus exemplos. Claro que temos. Mas temos muitos e bons empresários de mérito. Os bons exemplos contribuem para a nossa afirmação coletiva”, disse.
Fundado em 2015, o Instituto do Mundo Lusófono representa uma comunidade de apaixonados pela língua portuguesa e pelas culturas lusófonas. A sua principal missão é aumentar o uso e a influência da língua portuguesa em todas as suas dimensões política, cultural, educativa, económica, mediática, científica, técnica, geográfica, desportiva, assegurando simultaneamente a promoção dos valores lusófonos.