Guilherme Gomes, Administrador Executivo da PMAR Cabo Verde e PMAR Guiné-Bissau, participou, recentemente, na reportagem da Euronews intitulada “Da escola para o mar: as competências azuis como resposta à evolução da indústria marítima”.
O trabalho jornalístico divulga projetos inovadores que tentam colmatar a lacuna entre o mundo académico e a indústria nos vários setores da economia azul, destacando o primeiro Mestrado em Logística Marítima, desenvolvido no âmbito do projeto MARLEM, pela Universidade Nova de Lisboa e pela Escola Naval.
Guilherme Gomes, que está inscrito no Mestrado em Logística Marítima, deu o seu testemunho sobre a importância da inovação na área da logística marítima, tendo como cenário os navios “Laura S” e “Rebecca S” da GS Lines, no porto de Lisboa.
Na ocasião, Guilherme Gomes frisou a necessidade de os profissionais acompanharem a rápida evolução do sector: “Hoje em dia os clientes querem saber onde está a sua carga. Se não tivermos um sistema de rastreio em tempo real, que diga: a carga está a entrar no terminal, está no navio ou vai chegar ao destino – não conseguimos manter-nos neste mercado. Claro que temos de saber como o fazer, mas é algo que não está nos livros.”
Para além de Guilherme Gomes, participaram no segmento sobre logística marítima Manuel Carrasqueira, Coordenador do projeto MARLEM, Helena Carvalho, Professora da Universidade Nova de Lisboa, e Frederico Pinto Ferreira, Diretor da Blue Tech – Fórum Oceano.
A reportagem da Euronews deu ainda a conhecer uma escola pioneira, na Noruega, que ensina há várias décadas jovens a partir dos 16 anos a trabalhar na piscicultura e a Universidade de Tessalónica, na Grécia, que coordena um projeto com o objetivo de tornar o mergulho científico mais acessível.
Créditos: Euronews