A carregar
Voltar às notícias

“Encontro Regional Escola Azul” chega à ilha dourada com a Porto Santo Line

A ilha do Porto Santo, foi palco, no dia 19 de abril, do “II Encontro Regional da Escola Azul”, organizado pela Direção Regional do Mar, com apoio do Grupo Sousa, através da Porto Santo Line.

O evento educativo, sob o mote “O mar começa em Ti”, reuniu 476 jovens, professores e utentes das universidades seniores do Porto Santo e da Ribeira Brava, sendo que também marcaram presença Teófilo Cunha, Secretário Regional do Mar e Pescas, Mafalda Freitas, Diretora Regional do Mar, e Pedro Amaral Frazão, Administrador & CSO do Grupo Sousa.

O programa arrancou com a viagem dos participantes entre a Madeira e o Porto Santo no navio Lobo Marinho, sendo que a primeira atividade desenvolvida em solo porto-santense foi uma ação de limpeza de lixo entre o Porto de Abrigo e o centro da Vila Baleira.

De seguida, decorreu, junto à Praça do Barqueiro, a cerimónia oficial de abertura do encontro e apresentação das escolas azuis, e depois do almoço, no Salão Nobre da Assembleia Municipal do Porto Santo, a apresentação do livro “Porto Santo Debaixo de Água”, que aborda as potencialidades do mar do Porto Santo para o mergulho desportivo.

O II Encontro Regional da Escola Azul encerrou com a cerimónia de apadrinhamento da Praia da Fontainha pela Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco Freitas Branco.

Em declarações ao Diário de Notícias da Madeira, durante o evento, Pedro Amaral Frazão destacou que “o Grupo sousa, através de uma das nossas empresas, no caso a Porto Santo Line, abraçou desde o primeiro momento este projeto, que é singular. Este projeto envolve muitos jovens na ligação ao mar e a literacia do mar”. Como tal, “o Grupo Sousa não podia deixar de apoiar esta iniciativa e em boa hora o fizemos, e está à vista o resultado, estamos no Porto Santo a celebrar este dia”.

A Escola Azul é um programa educativo do Ministério da Economia e Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano.

Este programa distingue e orienta as escolas que trabalham em temas ligados ao mar, criando uma comunidade que aproxima escolas, setor do mar, indústria, municípios, ONG’s, universidades e outras entidades com papel ativo em Literacia do Oceano.

Na Madeira, sob tutela da Direção Regional do Mar, o projeto Escola Azul envolve 51 estabelecimentos de ensino, mais de 6500 alunos e 75 professores.

Créditos: DR
Notícias recentes