O Grupo Sousa surge em 1985. A área do shipping iniciou-se em 1998, com a aquisição progressiva das quotas do armador regional – Empresa de Navegação Madeirense – aos diversos acionistas, e que viria a culminar, em 1990, na aquisição de 100% do seu capital.
Esse armador operava, inicialmente, com navios afretados e, depois, com navios próprios, garantindo as ligações regulares de navios porta-contentores entre os portos de Lisboa, de Leixões e do Funchal.
Em 1989 é constituído o armador Porto Santo Line para realizar o transporte de mercadorias, entre a Madeira e o Porto Santo, com o navio “Madeirense”, tendo sido transformado, em 1989, para o transporte, também, de passageiros.
Em 1990 é constituído o armador Funchal Frio e é adquirido o navio “Pico Frio” e, posteriormente, o navio “Atlas Frio”, navios frigoríficos que garantiam o transporte de banana da Madeira para o continente português.
Em 2006, é adquirido o navio “Madeirense 3”, por forma a adequar a operação às necessidades de crescimento do mercado da Madeira.
Em 2010, é adquirido o “Funchalense 5”, navio mais moderno, que teve a sua escala inaugural, em Portugal, a 17 de agosto de 2010. Também a velocidade do “Funchalense 5”, que pode atingir 18,5 nós, garante o cumprimento rigoroso dos itinerários estabelecidos – o que já vinha a acontecer com o “Madeirense 3”- mas com uma margem de segurança superior.
Estas duas variáveis (capacidade e velocidade) conjugam-se, no sentido de prestar um serviço de elevada qualidade à Região Autónoma da Madeira, percebida pelos nossos clientes, em boa verdade, os principais beneficiários deste importante investimento. A evolução progressiva dos navios revelou a capacidade de resposta e adaptação do Grupo Sousa às necessidades crescentes do mercado, que prosseguiram na década seguinte.
Neste mesmo ano de 2010, o Grupo adquire o armador Boxlines, responsável pela ligação marítima entre Portugal Continental e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Este aporte de experiência foi fundamental para o crescimento do Grupo na cobertura das linhas marítimas no mercado nacional e no serviço às duas Regiões Autónomas portuguesas.
Em 2015, o Grupo Sousa adquire a Portline Containers International (PCI), que operava as linhas internacionais entre Portugal, Algeciras, Las Palmas, Cabo Verde e Guiné-Bissau, com 3 navios afretado. Em 2019 foi adquirido o navio “Raquel S”, sendo o maior e mais moderno navio porta-contentores detido por shipowners nacionais.
Em novembro de 2019, a GS Lines funde a Empresa de Navegação Madeirense, Boxlines e PCI, culminando um processo de aquisições de armadores, iniciado em 1990, com a Empresa de Navegação Madeirense e Funchal Frio, da Boxlines em 2010, e da PCI em 2015.
Atualmente a GS Lines opera 6 navios – sendo 5 próprios e 1 afretado – nas linhas marítimas entre Portugal Continental, Açores e Madeira, Espanha (Canárias e Algeciras), Cabo Verde (Praia, Mindelo, Sal e Boavista) e Guiné-Bissau.
A GS Lines mantém 2 navios próprios, de 1.577 TEU cada, na operação com Cabo Verde, oferecendo o trajeto mais rápido na ligação com a cidade da Praia, em apenas 5 dias.