A carregar
Voltar às notícias

Ana Melim torna-se a primeira comandante madeirense na Marinha Mercante

Ana Melim, até agora imediato do Navio “Rebecca S”, do armador GS Lines, acaba de subir ao posto de comandante, tornando-se a mais jovem e a primeira madeirense a chegar a este cargo na marinha mercante.

Com 32 anos, Ana Melim passa a assumir os comandos do Navio “Rebecca S”, em conjunto com o comandante Paulo Silva.

Em entrevista ao Diário de Notícias da Madeira, para assinalar este novo desafio profissional, a bordo do navio “Rebecca S”, Ana Melim recordou a sua infância na vila do Caniçal e o seu percurso profissional, não escondendo a felicidade por esta nova fase: “sinto-me extremamente orgulhosa, sinto que os meus familiares se sentem muito orgulhosos também, mas acima do orgulho sinto-me um exemplo. A partir deste momento tudo o que eu fizer será um exemplo para todas as mulheres que querem seguir a minha profissão, que têm o mesmo sonho que eu tive. Sinto que sou o exemplo para elas e quero que elas tenham um bom exemplo, por isso tenho em mim que tenho de dar o meu melhor, que sou capaz”.

Créditos: DR

A comandante do “Rebecca S” frisou ainda o trabalho desenvolvido e apoio dos colegas para chegar a este cargo tão almejado: “se eu tive a oportunidade de chegar ao topo da minha carreira com a idade que tenho foi à custa de muito esforço principalmente meu, mas também é resultado de muita dedicação por parte de todos os colegas que trabalham comigo, — quer marítimos, quer do departamento técnico, quer do departamento comercial —, se eu tenho mérito neste momento esse mérito não é só meu, em grande parte sim, mas também é mérito de toda a equipa que diariamente nos ajuda muito. Também não é só conseguir chegar aos cargos, é preciso ter alguém que reconheça o nosso valor e que decida dar oportunidade e o Grupo Sousa está sempre disposto a dar oportunidades e isso é fundamental.”

Por outro lado, Ana Melim abordou a sua missão de abastecer a Região e os madeirenses: “a melhor parte é fazer parte desta missão, chegar aos supermercados da ilha e pensar que fomos nós que trouxemos estes produtos. Isso é muito bonito, é um sentido de responsabilidade, um sentido de orgulho, de saber que se as pessoas têm à sua disposição coisas foi porque nós contribuímos para isso. Essa é a minha motivação diariamente. A parte mais feliz da minha profissão é contribuir para isso”.

Além disso, destacou a aposta do Grupo Sousa nos mais jovens: “o Grupo Sousa está a apostar nos jovens madeirenses e a dar cargos de grande responsabilidade, isso é de louvar. É bom trabalhar para um Grupo tão prestigiante, que é o maior armador português, que apoia os jovens madeirenses e que abre imensas portas para que possamos seguir as nossas vocações no mar”.

“Os jovens madeirenses, tendo em conta que vivem numa ilha, devem estar ligados ao mar porque faz parte das nossas tradições. O maior testemunho que podemos dar enquanto madeirenses é de que é possível, temos na Madeira o maior armador português, que abre todas as portas para que possamos estar ligados ao mar, isso é extremamente importante. Faz todo o sentido que os madeirenses comecem a olhar para o mar como um mar de oportunidades”, disse Ana Melim.

A ligação de Ana Melim ao Grupo Sousa começou no final do curso de Pilotagem, da Escola Náutica Infante Dom Henrique, através de um estágio nos navios “Lobo Marinho” e “Funchalense 5”. Em 2013, ingressou no Grupo Sousa como piloto de 2.ª classe, sendo que em 2019 passou a desempenhar a função de piloto de primeira classe (Imediato) no navio “Rebecca S”. Agora, com 32 anos, assume os comandos do Navio “Rebecca S”.

Notícias recentes